EXISTE UM
FUTURO
PRETO
O Recôncavo Afro Festival surge com a proposta de destacar a vibrante produção artística e cultural contemporânea da região do Recôncavo da Bahia. Com uma programação diversificada que inclui música, audiovisual, artes visuais e cênicas, o festival será realizado nas cidades de Cachoeira, São Félix, Maragogipe e Santo Amaro, culminando em Salvador.
Um evento marcante que celebrará a riqueza e a diversidade da herança africana no Brasil, criando oportunidades de visibilidade e empoderamento para artistas e empreendedores negros. Das rodas de samba aos cinemas, do reggae ao pagode, dos monumentos históricos aos grafites, será uma imersão nas águas da ancestralidade para emergir no futuro.
Um festival para celebrar e fortalecer a cultura
na Bahia
Berço de resistência, a Bahia apresenta fortes influências africanas, que convocam nossa ancestralidade, resgatam as origens do povo preto e mostram que “Existe um futuro preto” sendo construído por nós. Os locais escolhidos, Recôncavo Baiano e Salvador, são regiões historicamente significativas para o desenvolvimento artístico, cultural e econômico da Bahia e do Brasil.
Cachoeira, Maragogipe, São Félix e Santo Amaro,
fotografia: Caique fialho e Rafaella Whitaker
QUEM
FAZ
Apresentado pela Nubank, O Recôncavo Afro Festival é realizado pela Odé Produções, Ayaba Produtora Criativa e Audiovisual e Ministério da Cultura via Lei Rouanet.
A Odé é uma produtora cachoeirana que se dedica a produzir eventos culturais como festivais, shows, exposições e espetáculos, procurando sempre destacar e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras.
A AYABÁ é uma produtora que desenvolve narrativas criativas e interdisciplinares, buscando conectar diversas formas de arte, cultura e tecnologia. Seu objetivo é ampliar as possibilidades criativas e apresentar histórias com perspectivas que transformem o mundo.