Foto: Rafaella Whitaker_
Com a proposta de valorizar a diversidade cultural afro-baiana, o Recôncavo Afro Festival é um evento inédito que envolve música, audiovisual, artes visuais e dança, e vai circular em quatro cidades do território baiano - Cachoeira, Santo Amaro, Maragogipe e São Félix durante os meses de novembro e dezembro. As datas serão anunciadas em breve.
Idealizado pela Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, o Recôncavo Afro Festival é realizado com patrocínio do Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
O evento pretende celebrar essa herança cultural, promovendo intercâmbio e valorização da produção artística local, através de uma curadoria especializada, que vai representar a diversidade cultural do território por meio de diferentes linguagens artísticas. A seleção vai se dar através de chamada pública, ainda no mês de julho, direcionada a artistas negros do Recôncavo Baiano. "O festival nasce do nosso desejo de fomentar a produção cultural em nossa região. O Recôncavo é rico em manifestações culturais e é terra de artistas e fazedores de cultura cheios de potencial e talento. Com a realização do festival, esperamos gerar oportunidades e ampliar a visibilidade dessas pessoas no Recôncavo, na Bahia e no Brasil," afirma Luciana Brasil, coordenadora do festival e CEO da Odé Produções. Foi lançado um teaser de lançamento do festival, que está disponível no instagram do evento @reconcavoafrofestival. Além das etapas preliminares em Cachoeira, Santo Amaro, Maragogipe e São Félix, o evento final vai acontecer em Salvador, reunindo uma grande parcela da classe artística do estado.
Recôncavo da Bahia
Formado por 20 municípios, o Recôncavo Baiano é uma região geográfica localizada no entorno da Baía de Todos os Santos, que é conhecida por suas fortes influências africanas e pela sua importância histórica para o desenvolvimento cultural e econômico da Bahia e do Brasil.
Comentários